terça-feira, 4 de maio de 2010

Rock brasileiro: ainda há esperança!

Desde já quero dizer que não sou crítico ou produtor musical, muito menos entendo de música, não sou capacitado para falar de música, apenas gosto muito de música e o que escrevo aqui é a minha opnião e somente a minha opnião! Se tiver reclamações ou críticas a fazer, a sessão de comentários existe para isso, mas saiba que você não vai mudar a MINHA opnião. ;D
_________________________________________________________

Há tempos já não se vê mais bandas de rock novas, de qualidade, ainda mais no Brasil.
É difícil encontrar por aí alguma banda nova que tenham a pegada de rock que tinham / tem Raul Seixas, Mutantes, Titãs, Raimundos, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Cazuza, Barão Vermelho, Detonautas, etc... e por vezes eu pensava que o rock brasileiro estava indo de mal a pior.





Porque, nos últimos anos, o que tem sido amplamente divulgado são bandas com muitas tiétes e letras extremamente fúteis, o que ao meu ver, devem fazer o Maluco Beleza se revirar no túmulo.

Refletindo muito ontem o por que dessa decadência, a caminho da faculdade, percebi que o problema não são as bandas, e sim a divulgação das mesmas. O velho e bom rock 'n roll não atrai mais a mídia tanto quanto outrora atraía. Neste exato momento, em algum lugar desse pedaço de oito milhões e meio de quilômetros quadrados do continente americano que habitamos, pode estar rolando um show de uma banda que revolucionaria o cenário do rock brasileiro atual, mas provavelmente eu e você não ficaremos sabendo tão logo ou nunca ficaremos sabendo porque, por falta de divulgação, ela será só mais uma vencedora de um concurso de bandas de garagem qualquer.

Ou talvez essa banda, de alguma forma, caia nas graças de algum empresário, produtora ou gravadora e faça com que o seu som  seja levado para o todo o Brasil e quiçá para all the world.

Nesse aspecto de divulgação eu e certamente muita gente, somos gratos ao pessoal da MTV, pois graças à eles conhecemos muitas dessas bandas "revolucionárias".

Uma delas é originária do Acre, Los Porongas, que me chamou mais atenção, no começo, por causa das letras extremamente inteligentes e fortes, e depois que comecei a ouvir pra valer, percebi que eles são gênios também no jeito como tocam. Clique aqui para ouvir a música "O Escudo".

Além da MTV, temos ainda que agradecer à Trama Virtual que disponibiliza downloads gratuitos de músicas de vários artistas (não só de rock) que possuem o selo da Trama, e a cada download que você faz os artistas recebem uma certa quantia por isso. Esse pagamento é 'patrocinado' por empresas parceiras da música independente brasileira. É uma excelente forma de combater a pirataria que dificulta ainda mais a vida desses artistas emergentes.

Outra banda que me chama atenção atualmente é o quarteto soteropolitano Vivendo do Ócio que levou o prêmio de Aposta MTV da premiação do VMB 2009, merecidamente. Eles são mesmo uma aposta a ser seguida bem de perto e já impressionam com músicas como "Fora Mônica" e "Amor em Fúria". Eles tem muito que amadurecer ainda e isso é o mais interessante pois eles já são excelentes e tendem a ficar melhores ainda.

Ainda sim sei que gênios do escalão de Cazuza e Renato Russo só ficarão na saudade, mas existem tantas bandas novas e interessantes sendo divulgadas aos poucos que me fizeram mudar de idéia quanto ao rock brasileiro: ainda há esperança!

2 comentários:

  1. Adriano kerido, tema MUITO BOM,caras da stirpe de RENATO RUSSO,infelizmente ficaram no passado,no entanto,ainda há esperança e fico muito feliz em saber que jovens como vc conseguem perceber a boa musica.PARABENS,PARABENS......

    ResponderExcluir
  2. hehe obrigado Angelita! Como eu disse no twitter, fazia tempo que eu queria tratar desse assunto! Ainda há muito a se dizer mas, por hora é só! :D

    ResponderExcluir