terça-feira, 15 de junho de 2010

Ensino Particular vs Ensino Público / Federal

Existe um papo antigo de que o ensino nas escolas particulares é melhor e que o ensino de faculdade particular é pior que o de faculdade federal.

Parte do ensino fundamental (até a 4ª série) estudei em escola pública, da 5ª série até o 3º ano do Ensino Médio, estudei em escola estadual, no momento faço faculdade numa instituição privada, a Anhanguera Educacional, ou seja, pra sociedade eu participei e participo ativamente do elo fraco da educação brasileira.
Mas, mais uma vez, isso não passa de um ponto de vista muito errado.
Que o ensino da escola particular é mais rígido que o da escola pública / estadual, ninguém há de discordar.
Que quem tem dinheiro consegue quantas chances quiser na faculdade privada, ninguém há de discordar também. Eu sou bolsista do PROUNI, ou seja, entrei na faculdade com a nota do Enem, então não sei como foi o vestibular da minha faculdade, mas dizem que apenas uma pessoa conseguiu não passar nele, no semestre em que eu entrei.
O que eu percebo mais a cada dia que passa, é que quem faz a escola ou a faculdade, é o próprio aluno / universitário. Eu sempre tive ótimos professores tanto na escola quanto no curso técnico e agora na faculdade, profissionais extremamente experientes e capacitados a passar o conhecimento, claro que sempre tem alguns que tem um pouco de dificuldade de passá-lo, mas você percebe que eles 'entendem da coisa'. 
Você pode ter o melhores professores do mundo, a melhor faculdade com a melhor estrutura possível, mas se você não for um bom aluno, não se interessar em estudar, não se esforçar pra isso pelo menos, você não vai obter o conhecimento. 
Do mesmo modo, se você não tiver bons professores ou a melhor estrutura e mesmo assim se esforçar, você com certeza terá sucesso na vida acadêmica e consequentemente na vida profissional.
Eu não sou o melhor aluno, mas estou bem longe de ser o pior deles, esse último episódio na faculdade foi puro relaxo da minha parte, mais uma prova de que só depende de mim, eu sou responsável pelo MEU sucesso ou MEU fracasso na MINHA vida acadêmica / profissional e pretendo me esforçar ao máximo pra voltar aos trilhos no semestre que vem.
Tudo depende de nós mesmos, resta a cada um de nós fazermos nossa parte e alcançaremos o que almejamos! 

__________________________________________________________

Gostou do que leu? Não gostou? Quer dar sua opinião? Os comentários existem pra isso! Não hesite em deixar o seu feedback sobre o post! Eu agradeço e muito! 

3 comentários:

  1. Olá Adriano! Gostei muito do que li e tenho a mesma opinião. A diferença entre escola particular e pública está na forma como cada aluno encara sua vida escolar. Tenho hoje um ponto de vista diferente daquele que eu tinha quando era estudante de Ensino Médio. Hoje também tenho o olhar dos professores e acredito que falta muito comprometimento do lado docente. É possível um aluno de escola estadual conseguir uma vaga em faculdade pública? Sim, mas ele vai ter que correr atrás, porque se depender somente do que aprende na escola, não há como. As diferenças dentro de uma sala de aula são muito grandes, a turma não é homogênea. Falta preparo dos professores (que muitas vezes precisam lecionar 60 aulas por semana), falta vontade de ambos os lados (alunos/professores). Enfim, o sucesso pertence àqueles que se dedicam ao que realmente querem e não ficam reclamando da sorte. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigado por ler e por comentar :D E é interessante o que você disse da turma não ser homogênea, bem observado, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Belo texto brother. Você está repleto de razão. Cursar o ensino médio em um colégio´estadual não significa que você será menos que ninguém. As pessoas marginalizam a si mesmas. Não depende de quem ensina, mas sim de quem está disposto a aprender. Hoje estudo na segunda melhor Escola de Engenharia do Brasil graças a minha dedicação pessoal, não foi mérito ou demérito da escola de onde sou oriundo. Um coisa digo, realmente a escola não me ensinou muito, mas minha capacidade auto-didata fez toda a diferença. Quem não tem meus, busca-os, cria-os, não fica lamentando. Parabéns pelo texto e faça diferença onde estuda. Não importa o que digam de onde estuda ou da nota que alguma revista comprada atribuiu a ela, pois alguma outra universidade com mais $$$ pagou para estar entre as primeiras.

    ResponderExcluir